terça-feira, 15 de julho de 2014

PERMANECENDO NA DOUTRINA DE CRISTO .

É fundamental que permaneçamos na doutrina de Cristo, contudo, não devemos esquecer que a carne é vulnerável e está sujeita a qualquer vento de doutrina, pois se alimenta daquilo que lhe oferece uma sensação de bem estar, ainda que fugaz.
E o evangelho que hoje é pregado na maioria dos púlpitos não tem outro objetivo a não ser gerar um sentimento de que está tudo bem com a alma das pessoas, ou pelo menos criar uma falsa expectativa de que tudo está prestes a melhorar.
Ouvimos constantemente frases como estas: “O melhor de Deus ainda está por vir”; “ Hoje você não vai sair daqui da mesma forma que entrou”,... “ Hoje é o dia da sua benção”..., “Deus te chamou para ser cabeça e não cauda”..., “A vitória é sua meu irmão”..., “As pessoas vão olhar pra você e vão dizer: eis aí um vitorioso, um vencedor..., etc...
Tais afirmações são dignas de aplausos e gritos por parte da multidão que por não conhecer as escrituras, deixa-se levar pelas emoções e entusiasmos repentinos.
Imaginemos Jesus subindo em um púlpito destes e pronunciando as seguintes palavras: “Aquele que quiser salvar a sua vida, terá de perdê-la...”, “... O meu reino não é deste mundo...”, “... Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus...” “... Vende tudo quanto tem e dá aos pobres e terás um tesouro no céu...”, “... Tome a sua cruz e siga-me...”, “... Entrai pela porta estreita...”, “... O mundo vos odeia como também odiou a mim...”“ Não ajunteis para vós tesouros na terra... ”etc...
De que forma responderia a multidão a este tipo de mensagem? Com aplausos? Gritos?
Certamente que não, a mensagem do verdadeiro evangelho não leva a pulos e êxtase, mas a um estado de contrição, arrependimento, confissão dos pecados e salvação do pecador, que geralmente não consegue perceber que não passa de um pobre, cego e nu, e que carece desesperadamente da graça de Jesus Cristo.
Quando o apóstolo Pedro terminou de pregar para três mil pessoas, a bíblia relata o seguinte: “ E ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhe Pedro: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos 2: 37,38.
A mensagem do reino não mudou; o que mudou foi o entendimento a respeito de quem é o dono do reino.
“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.” II João 1:9.
Deus os abençoe.