domingo, 24 de fevereiro de 2013

ERRAIS POR NÃO CONHECER AS ESCRITURA

A verdadeira igreja de Cristo constituída por adoradores do Pai em Espírito e em verdade, que não se sujeita à servidão dos empresários da fé para anunciar o Evangelho livremente, como também não aceita ouro e nem prata em detrimento ao sacrifício e o sangue de Cristo, esse pequeno rebanho vive sob constante humilhação pelos grupos chamados “evangélicos”.

Hostilizados por não se conformar com doutrinas anti bíblicas aplicadas na maioria das instituições religiosas, são tidos por herege por anunciar a essência da verdade expressa no Evangelho de Cristo, mas o que nos encoraja e fortalece a fé é a credibilidade na Palavra do Senhor pelos servos compromissados com a Verdade, como também testemunho de irmãos ainda que distantes, porque passam pela mesma opressão. Mas sentimo-nos seguros e na certeza que caminhamos no rumo certo guardando a mensagem da cruz em verdadeira justiça, e a destra do Altíssimo nos sustenta e conforta.
Cremos nas promessas e virtudes do nosso Consolador, o Espírito Santo do Senhor, porem, não compartilhamos com esses movimentos intitulados “pentecostais”, como oração no monte, movimento celular G12, cair na unção, rê tê tê, danças, música gospel, teatro, e outras heresias praticada pelas instituições religiosas eclesiásticas que o homem apelidou de "igreja".
Também não contaminamos com doutrinas criadas pelo homem com fins lucrativos, como evangelho da prosperidade, campanha, comércio envolvendo o nome do Senhor, música gospel e outras falácias que vem em decorrência do aparecimento degenerado de tantas vãs doutrinas e preceitos ilusórios sem fundamento no Evangelho de Cristo, porque a capitalização das instituições religiosas (igrejas) gera corrupção e distancia o servo do seu Senhor, mas não vos assusteis, é o cumprimento das profecias porque estamos vivendo o princípio dos últimos tempos.
Observem que em II Pedro (2.1 a 3), relata que: assim como houve entre o povo falsos profetas, haverá também entre vós falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão comércio de vós com palavras fingidas; sobre os quais já de longo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dorme.
As profecias testificam os acontecimentos atuais nas igrejas denominacionais, o homem conclui um curso de teologia, toma sobre si a responsabilidade de apascentar um rebanho, e sai por aí negando a eficácia do amor anunciado por Cristo em todos os livros do Novo Testamento, ainda que isso resulte em prejuízo a salvação do seu próximo.
Optam sempre pelo modernismo do evangelho da prosperidade, e outras alucinações introduzidas na igreja por avareza do homem, mas o próprio Jesus alerta no livro de Mateus 7.15, dizendo: Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores (isso o faz lembrar-se de alguém?)
E em tudo isso há uma tragédia maior ainda: Erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus (Mateus 22.29), por essa razão é indispensável examinar tudo, e reter o bem (I Tessalonicenses 5.21).
E muitos pregadores, tentarão justificar-se alegando que as censuras e advertências proferidas por Jesus, foram direcionadas especificamente aos Judeus, pois bem, primeiramente é preciso discernimento espiritual para entender que Cristo não veio ensinar os judeus a viverem bem a velha aliança, Ele veio justamente para nos libertar das obras da lei e resgatar o homem do pecado e da morte.
Então perguntamos: Qual a doutrina ordenada aos judeus, e qual a doutrina para os seguidores de Cristo? É óbvio que a doutrina para os judeus fora constituída pela lei de Moisés. No entanto, Jesus disse: Um Novo Mandamento vos dou (João 13.34), porque é pelo Novo Testamento que virá a salvação (I Coríntios 15.1, 2 – Romanos 1.16).
A Palavra de Deus é viva e eficaz, e Senhor é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, assim também estejamos atentos à Palavra do Novo Testamento comparando os ensinamentos da igreja moderna e verão a contradição ao Evangelho de Cristo.
O Senhor recomenda a permanecermos vigilantes, e alerta: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (João 5.39), e nos aconselha a não confiar em tudo o que o homem pregar concernentes aos mandamentos, porque assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem (Jeremias 17.5), mas Bem-aventurado o homem que põe a sua confiança no Senhor (Salmos 40.4).
E um exemplo de vigilância a ser imitado consta em Atos capítulo 17, ocasião em que Paulo e Silas anunciavam a Cristo na cidade de Tessalônica, e sendo perseguidos por causa da inveja dos judeus obstinados foram para a cidade de Beréia, e o povo recebeu o Evangelho com alegria e perseverança, entretanto, esses foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Exatamente isso que a igreja de Cristo precisa, tomar o exemplo dos irmãos de Beréia e examinar nas escrituras se a doutrina da sua igreja e o ensinamento que tem recebido está em conformidade com o Evangelho de Cristo, conferir se a sua igreja está vivendo o tempo da graça, ou se ainda está na ordenança da Velha Aliança.
Jesus tomou sobre si toda responsabilidade indispensável para alcançarmos a vida eterna e manifestou toda a sua vontade nas escrituras do Novo Testamento, por isso, quando o Senhor vier na sua glória, e encontrá-lo vivendo um evangelho fácil apenas de aparências, você não terá argumento para se justificar, sob alegação que fora enganado pelo líder da sua “igreja”, porque o Senhor irá separar os reprovados para a esquerda e lhes dirá: Errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus. Errou porque optou em crer na palavra do seu pastor, ao invés de buscar entendimento nas escrituras. Errou porque se acomodou na facilidade em aceitar a doutrina imposta pelo homem.
Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (II Pedro 1.20 e 21).
Em João 14.26 há promessa do Senhor Jesus para não nos deixar órfão, o qual nos dará do seu Espírito Santo para nos ensinar todas as coisas fazendo-nos lembrar das suas Palavras e dos seus ensinamentos para andarmos segundo a sua vontade, vejamos: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Portanto, aquele que tem o Espírito Santo do Senhor Jesus não anda na mentira e doutrinas vãs que não constam no Evangelho, antes guarda os seus mandamentos e faz a sua vontade porque tem discernimento das obras do pecado e da santidade recomenda por Jesus àqueles que O amam: porque toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, replicar, corrigir e instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra (II Timóteo 3.16 e 17).
Como também II Pedro (3.15, 16), exorta dizendo: O nosso amado irmão Paulo vos escreveu, falando disto, em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Esta palavra é um alerta sobre o cuidado que precisamos exercer referente aos mandamentos de Cristo. Hoje existe uma avalanche de pregadores e dirigentes de igrejas torcendo a verdade de Jesus em mentira, beneficiando-se do sacrifício e do sangue de Cristo, que por muitos foi derramado, deslumbrando apenas as prosperidades materiais; buscando somente alegria momentânea nas instituições religiosas chamadas de “igrejas”. Crente só de aparência, brincando com o poder de Deus, porque não conseguem discernir os pontos difíceis da Palavra, os quais só podem ser distinguidos espiritualmente. E isso é muito perigoso, porque Jesus advertiu: Por tuas palavras serás justificado, por tuas palavras serás condenado (Mateus 12.37), considere:
Evangelho de João 14.15, disse Jesus: Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Portanto, é indispensável guardar os mandamentos do Senhor, sem acrescentar e nem omitir nada, porque o céu e a terra, passarão, mas as Palavras do Senhor Jesus não hão de passar sem que tudo se cumpra (Lucas 21.33).
Disse Jesus: Eu testifico a todo aquele que ouvir as Palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer Palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro (Apocalipse 22.18,19).

Louvai ao Senhor

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O QUE É IGREJA ?




Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste artigo, examinaremos brevemente o significado de “igreja” na Bíblia.


Igreja: O que significa?


Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22).


A palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).


Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20).


A Igreja Universal e a Igreja Local


Algumas vezes a Bíblia usa a palavra “igreja” no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: “...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).


Frequentemente, a palavra “igreja” é usada para descrever uma congregação local ou assembleia de santos. Note uns poucos exemplos: “…à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1 Coríntios 1:2); “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17); “...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé.


A Igreja: Organismo, não Organização


A igreja é uma organização? Muitas pessoas têm a noção errada de que a igreja é uma organização ou instituição, independente do povo que compõe a igreja. Este não é o conceito bíblico de igreja. Jesus não morreu para estabelecer uma instituição, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28; 1 Coríntios 6:20). Jesus e o Pai não habitam numa organização, mas no povo que os obedece (João 14:15, 23).


Em vez de falar de uma organização, a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto de membros vivos (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Colossenses 1:18,24; Efésios 5:23). Estes membros do corpo são “blocos” ou “pedras” usados na construção da igreja (1 Pedro 2:5; 1 Coríntios 3:10-15).


Muitas pessoas sugerem que a “igreja universal” é constituída de todas as congregações locais no mundo. Isto não é um conceito bíblico. Uma igreja local consiste de cristãos que se reúnem num determinado lugar. Eles podem ser identificados e contados (Romanos 16:14, 15; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15). A igreja universal consiste de todos os discípulos de Cristo em todo o mundo. Nenhum homem é capaz de identificar e contar todos os membros deste corpo universal. Tentativas de contar todos os verdadeiros cristãos em uma nação ou no mundo ilustram a ignorância e a vaidade dos homens. Somente Deus pode contar e identificar seus “primogênitos arrolados nos céus” (Hebreus 12:23).


Descrições Bíblicas da Igreja que Pertence a Jesus


A Bíblia não usa um nome exclusivo para a igreja. É errado, portanto, insistirmos num único nome que todas as igrejas fiéis tenham que usar. Muitas passagens falam simplesmente da igreja, algumas vezes identificando o local (cidade ou casa) onde o grupo de cristãos se reunia. Portanto, podemos nos referir à igreja simplesmente como “a igreja” (Atos 8:1; 9:31; Romanos 16:1).


Frequentemente, as descrições da igreja no Novo Testamento mostram a relação que existe entre o Senhor e sua igreja. A igreja pertence a Deus, e é, muitas vezes, chamada “a igreja de Deus” (veja Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; Gálatas 1:13; 1 Timóteo 3:5,15). Jesus derramou seu sangue para comprar a igreja. Portanto, Paulo falou de “igrejas de Cristo” (Romanos 16:16) e Jesus falou de sua própria igreja (Mateus 16:18). O povo de Deus pode ser corretamente descrito como a “igreja dos primogênitos arrolados nos céus” (Hebreus 12:23).


Consideremos o significado de descrições bíblicas comuns da igreja.


- O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nosso cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18). Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).


- O Reino de Deus ou Reino dos Céus (Mateus 3:2; 4:17; Lucas 4:43; Atos 8:12; 19:8; 20:25; 28:23,31). A ideia de reino ressalta a posição de autoridade do rei (veja 1 Coríntios 4:20; Hebreus 1:8; 12:28-29; Mateus 28:18-20; Apocalipse 12:10). O reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36). Em vez de ser uma entidade política e mundana, a igreja é um reino espiritual assentado no caráter santo de Deus. Podemos entrar no reino somente quando formos transformados espiritualmente (Colossenses 1:13). Como servos do Rei, temos que desenvolver as características espirituais de nosso Senhor (Tiago 2:5), incluindo sua humildade, inocência (Marcos 10:14-15) e santidade (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21).


- A Casa de Deus (1 Timóteo 3:15) não é um edifício material, mas o santuário e a habitação do Senhor (Efésios 2:21-22). É um edifício espiritual (1 Pedro 2:5).


- O Rebanho de Deus (Atos 20:28). Jesus é o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas (João 10:11). As ovelhas ouvem sua voz e o seguem para receber a vida eterna (João 10:27-28).


Nomes Humanos Causam Divisão


A divisão religiosa em nossa sociedade é vergonhosa. Muitas pessoas estão confusas num mundo com muitos nomes diferentes de igrejas. Alguns destes nomes honram certos homens, enquanto outros ressaltam pontos doutrinários específicos.


A unidade dos salvos é baseada no nome e na doutrina de Cristo. Devemos fazer tudo pela autoridade de Jesus ou em seu nome (Colossenses 3:17). “Não há salvação em nenhum outro...nome...” (Atos 4:12). Esta unidade é possível somente quando falamos e pensamos a mesma coisa, que é a doutrina de Cristo (1 Coríntios 1:10). Quando os homens começam a seguir outros homens, perdem a unidade com Cristo e seu povo (1 Coríntios 1:11-13). Divisões e contendas acontecem na igreja, em parte, porque algumas pessoas se identificam somente com nomes humanos. Paulo argumentou que devemos identificar-nos somente com o Senhor que servimos. Jesus foi crucificado por nós e somos batizados em seu nome. Jesus, e não homens, merece nossa dedicação e honra. Os verdadeiros seguidores de Deus fazem parte da igreja que pertence a Jesus
.


DEUS SEJA LOUVADO .

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O PECADO DA GLUTONARIA ..

Assim como os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como outro, porque viemos do pó e para o pó voltará, mas o espírito é imortal, o qual, no grande e terrível dia do Senhor, prestará conta de todos os nossos atos, e cada um será julgado segundo as suas obras.


Antes de iniciarmos o nosso estudo sobre Glutonaria vamos conhecer o significado (dessa) palavra nos dicionários da língua portuguesa:

Glutonaria - Qualidade de glutão; gula, voracidade, que come com avidez.

Gula - Excesso na comida e na bebida. [Cf. glutonaria].

- Apego excessivo a boas iguarias.

Avidez - Desejo ardente, imoderado, veemente, de alguma coisa.

- Ansiedade, sofreguidão.

- Cobiça, ambição.

A Palavra de Romanos 14.17, exorta dizendo: O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

E nos versículos 20 e 21 adverte: Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.

Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

Observe a recomendação do Senhor, comer carne ou qualquer outro alimento não é pecado, mas o hábito de comer em demasia é algo que desagrada e abomina ao Senhor. O ajuntamento em festas onde predominam a comilança e a bebedeira é algo aborrecedor aos olhos de Deus.

Não estamos referindo somente às festas mundanas, mas do procedimento dos povos que se dizendo crentes no Evangelho de Cristo as praticam, principalmente a festa familiar, e também os alvoroços que se fazem hoje nas igrejas, por ocasião das festas religiosas usando o nome do Senhor Jesus. Mas O Reino de Deus não é comida nem bebida...

Em I Coríntios 6.12, diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

O Evangelho de Mateus 4.3-4: E, chegando-se a Jesus, o tentador, e sabendo que tinha fome, disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães e coma.

Jesus, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

A Palavra de Deus nos assegura que aquele que cumprir todo mandamento e pecar num só ponto, tornou-se culpado por todos, e Ele a alerta a igreja para não cair no pecado da gula, porque é pecado .

Assim como os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como outro, porque viemos do pó e para o pó voltará, mas o espírito é imortal, o qual, no grande e terrível dia do Senhor, prestará conta de todos os nossos atos, e cada um será julgado segundo as suas obras.

Na carta aos Romanos 13.13, a Palavra exorta: Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

Lamentavelmente muitos, no momento da angústia, ao invés de buscar o livramento em Deus acabam se entregando às drogas, vícios, à bebedeira; outros procuraram preencher o vazio da alma comendo em demasia em conseqüência da ansiedade e opressões que o inimigo os submetem. Convém salientar que todo desejo à prática do pecado é uma inspiração demoníaca.

Isso é algo muito sério, satanás vem induzindo aos fieis à prática do pecado, mas a Palavra do Senhor diz: Resista ao diabo e ele fugirá de vós. Resisti-lo na santificação, oração, e súplicas com ação de graça.

Caso o irmão esteja passando por problemas semelhantes, eis uma forte razão e uma grande oportunidade para se apegar verdadeiramente a Cristo e se libertar de todo sofrimento: quando abrimos o nosso coração, Jesus nos transforma, e onde Ele habita, não há espaço para depressão, tristeza e nem dor, porque os anjos do Senhor acampam ao seu redor e nenhum mal chegará à sua tenda e o amor de Deus, que excede a todo entendimento, preencherá o vazio que há em vosso coração, e o seu prazer não estará mais na comida, nem na bebida e em coisa alguma deste mundo, mas em servir ao Senhor, e Deus irá saciar a fome e a sede do espírito, e limpará dos seus olhos toda lágrima.

Em Mateus 11.28 disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Em I Coríntios 8.8 a Palavra diz: Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta.

E no Evangelho de Lucas 21.34, disse Jesus: Olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

A Palavra alerta que a inveja, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes, acerca das quais, o Senhor vos declara como já antes disse que, os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. E ninguém seja fornicário ou profano, como Esaú, que, por um prato de manjar, trocou à benção e o direito a primogenitura.

E nos faz recordar que no tempo passado, fizemos a vontade da carne, andando como os gentios, em dissoluções, concupiscências, obras maléficas, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; mas hoje, somos servos do Deus vivo, temos um compromisso com o Altíssimo, e não podemos mais andar segundo a concupiscência da carne, mas na sabedoria do Espírito e na obediência da palavra de Deus.

Após a multiplicação dos pães (Evangelho de João 6.1-15), disse Jesus à multidão dos que os seguia (João 6.26-27): Na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou.

Jesus censurou aqueles que O seguiam para receber apenas o alimento material, como muitos hoje, buscam a Jesus esperando receber apenas as prosperidades materiais, deixando assim, em segundo plano a graça, desconhecendo o sacrifício de Cristo na cruz para que tenhamos a remissão dos pecados e a oferta da vida eterna.

E ainda no Evangelho de João 6.48-57, Jesus dá a certeza que o pão que sacia a fome do nosso corpo físico, não possui virtude alguma, porem, Ele é o alimento espiritual e dará vida eterna para aqueles que o amam e vivem pela sua graça, porque verdadeiramente, Jesus é o Pão da vida. Vejamos:

Eu sou o pão da vida; assim, quem de mim se alimenta, também por mim viverá.

DANIEL SE ABSTEM DO VINHO E DO MANJAR DO REI

No livro de Daniel 1.1-9, na era que o rei Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou; então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres, jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem aptidão para viver no palácio do rei, a fim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus.

E o rei lhes determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

Eis o exemplo e o testemunho do homem compromisso com Deus. Quem não gostaria de participar do banquete que ao rei é servido e tomar da porção do vinho que pela majestade é degustado? Daniel e os seus companheiros, ungidos com a sabedoria que Deus lhes havia ofertado, recusaram a receber a mordomia dispensada ao rei, optaram em se alimentar com legumes em lugar do banquete e a tomar água em lugar do vinho, para não se contaminarem, e foram por Deus agraciados:

Daniel 1.17: Ora, a esses quatro jovens, Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos.

A preocupação de Daniel, não era contaminar a carne, mas o espírito e as virtudes que de Deus haviam recebido, coisas que muitos não tem olhos espirituais para ver, e quando tem essa percepção, acabam por desprezar a palavra, e buscam o prazer na comida e na bebida, nas coisas deste mundo, desprezando a santificação e a purificação da alma para a vinda do Senhor Jesus. Esquecem que o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria do Espírito Santo.

O TERRÍVEL EPISÓDIO COM OS FILHOS DE JÓ

No livro de Jó, Capítulo 1.1 a 19 diz: - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal.

E iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.

E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito,

Estando ainda este falando (mensageiro de Jó) veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.

Jó, homem temente a Deus, sabedor que os seus filhos praticavam atos desagradáveis aos olhos do Senhor pelas festas, e muita comida e bebida, ao turno dos dias dos banquetes dos filhos Jó, se levantava de madrugada, e os santificava, oferecendo a Deus, holocaustos e sacrifícios segundo o número de cada um dos seus filhos.

Porem, Jó possuía temor a Deus pelos seus filhos, pela abundância de seus pecados, no que acabou acontecendo aquilo que ele vislumbrava.

Ocorrido a tragédia em torno de si, disse: O que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu (Jó 3. 25).

Na carta aos Hebreus 13.9, a Palavra do Senhor diz: Bom é que o coração se fortifique com a graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
Louvai ao Senhor!

OS POLÉMICOS E DONOS DA VERDADE .

A lavagem cerebral (Reforma de pensamento ou Reeducação) é tão profunda que funciona como um remédio para uma doença que em se parando de tomar morre com grande sofrimento e aflição.


Os polêmicos e donos da verdade, os senhores proprietários de denominações, com certeza continuam julgando que todos estão levando o termo conversão com o sentido distorcido de que o mesmo significa: Deixar o catolicismo e virar crente/evangélico. Esse tempo já passou e todos já podem entender que converter é mudança de vida operada por Deus. Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se ARREPENDIMENTO. O segundo, relacionado com Cristo, é a FÉ. A sã doutrina já está impregnada nos corações dos verdadeiros cristãos.

A manipulação das Sagradas Escrituras já tomou patamares elevados e fora do comum. Os grandes líderes formam grupos de conhecedores da bíblia (PhD teólogos) para ensinar a forma adequada de repassar para os membros da denominação, de sorte que eles se apeguem a um versículo de um capítulo (após uma epígrafe) e misture com outro versículo do próximo capítulo conseguindo assim induzir a já dita acima, manipulação. É algo sem ética. A falta de escrúpulo já tomou posse de quase todos os donos de “igrejas”.

A fase mais estudada e desvirtuada da bíblia é a divisão do Antigo e do Novo Testamento. O Antigo Testamento se findou justamente no dia da morte do Senhor e Salvador Jesus Cristo e não no livro de Malaquias. Os levitas continuaram tomando o dízimo, o sábado era respeitado, a circuncisão estava em vigor, etc. Pode-se verificar em quase todas as pregações que os temas abordados estão entre o fim do livro de Malaquias e o início do evangelho de Mateus. É nesse intervalo onde muitos líderes tentam engendrar suas malícias. Ninguém nunca comentou sobre a vida de Jesus entre seus doze e trinta anos. Evidentemente que nas Sagradas Escrituras (não a bíblia) existiam comentários sobre o Salvador, inclusive que durante esses dezoito anos Ele vivia sob o regime da lei mosaica, tendo sido circuncidado, e todo o restante da lei. Jesus Cristo veio cumprir as leis porque Ele foi, é e será sempre obediente ao Pai Celestial.

Com base nos fatos supraditos, e sem mentir, somente manipulando, é que líderes dizem que o dízimo está no Novo Testamento. E realmente estiveram até o momento em que Jesus Cristo se deixou morrer na cruz do calvário, remindo os nossos pecados. Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por :muitos, para remissão dos pecados.

A lavagem cerebral (Reforma de pensamento ou Reeducação) é tão profunda que funciona como um remédio para uma doença que em se parando de tomar morre com grande sofrimento e aflição.

No mundo católico romano é tudo igual. Os seus seguidores já estão tão habituados a seguirem seus dogmas, que até mesmo a própria bíblia, dita, por eles traduzidas em latim (a vulgata) por Jerônimo não serve como uma doutrina sã e que somente as orientações advindas do pontífice romano deve ser cumprida como normas legais e inalteráveis.

E agora o que devemos fazer? É simples e bem fácil. Vamos a alguns momentos das Sagradas Escrituras.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8.32).

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14.6).

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna (Hebreus 9.15).

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4:10).

E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que veem sejam cegos (João 9.39).

Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo (II João 1.7).

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (João 1.12).

Louvai ao Senhor

SÁBADO DEVEMOS GUARDALOS-LOS NO TEMPO DA GRAÇA?

Há uma doutrina na religiosidade ordenando que para servir ao Senhor e alcançar a eternidade, se faz necessário guardar o quarto mandamento que se refere ao sábado, isto é, cessar toda atividade profissional e pessoal, não exercendo nenhum serviço desde o pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol do sábado, ou seja descansar de todo compromisso que envolva atividade física, mas somente adorar ao Senhor.
A palavra descanso em hebraico é SHABATH, e em Grego é ANAPAUSSIN, que também significa REFRIGÉRIO. Vamos meditar na Palavra que discorre sobre a santificação do sábado pelo Senhor antes da lei, a ordenança para guardar o sábado pela lei, e o sábado no tempo da graça.
Mas para ser sincero é um tópico que não gosto muito de abordar, pois, geralmente os maiores interessados no assunto são da religião que trazem consigo o conceito da santificação do sábado, e sempre somos interrogados, na maioria das vezes não buscam uma afirmativa fundamentada na bíblia, querem apenas uma concordância que o sábado não foi abolido e deve ser venerado, ainda que estejamos no tempo da graça.
Entretanto, quando lhes respondemos conforme a verdade do Senhor, é o suficiente para acabar a comunhão conosco, e o assunto passa a gerar contenda, porque eles têm o sábado como fundamento essencial a salvação, deixando em segundo plano o sacrifício do Senhor Jesus para libertar o homem do pecado e da morte. Mas vamos para as referências bíblicas:
Gênesis 2.2, 3, descreve que, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
Em Êxodo 20.7-11, o sábado foi santificado, como mandamentos do Senhor.
A SANTIFICAÇÃO DO SÁBADO PELA LEI
Levítico capítulo 23: As três festas solenes do Senhor. Ordenança do sábado pela lei, observe:
Levítico 23.1-3: A festa do sábado: Falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades: Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhuma obra fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações.
Levítico 23.4-8: Relata a convocação do Senhor para a festa da páscoa e a partir do versículo 5 do capítulo 23 de Levítico, refere-se a festa das primícias.
O ANO SÁBATICO
No livro de Levítico 25.1-7, a palavra do Senhor recomenda o ano sabático, medite: Falou mais o Senhor a Moisés no monte Sinai, dizendo:
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então, a terra guardará um sábado ao Senhor.
Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás a sua novidade. Porém, ao sétimo ano, haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor. Não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha. O que nascer de si mesmo da tua sega não segarás e as uvas da tua vide não tratada não vindimarás; ano de descanso será para a terra.
Mas a novidade do sábado da terra vos será por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu jornaleiro, e ao estrangeiro que peregrina contigo; e ao teu gado, e aos teus animais que estão na tua terra, toda a sua novidade será por mantimento.
Então perguntamos aos irmãos, e hoje, os agricultores que guardam o sábado, estão acatando essa ordenança do Senhor para conservarem o ano sabático? Esta ordenança está dentro do mesmo contexto que ordena a guardar o sábado.
O SOFRIMENTO DO SENHOR COM AS FESTAS SOLENES
O capítulo 1.11-14 do livro de Isaias, narra a sua visão profética, e a exortação do Senhor ao povo de Israel, considerando-os como Sodomitas, dado a iniqüidade daquele povo, medite:
Ouvi a palavra do Senhor, vós príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei de nosso Deus, vós, ó povo de Gomorra.
De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais nédios; e não me alegro com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu isso de vossas mãos, que viésseis pisar os meus átrios? Não tragais mais ofertas debalde; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, e os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo o ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova, e as vossas solenidades, as aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
Quanto a ordenança do sábado no Novo Testamento, não há um só versículo confirmando que devemos guardá-lo. Observamos que Jesus permitiu aos seus discípulos colher espigas no sábado (Mateus cap. 12), e quando censurado pelos judeus pela iniciativa dos seus, lhes respondeu que o sábado foi criado por causa do homem, e não o homem em razão do sábado, e os lembrou também que acima do sábado está a autoridade do Filho de Deus, porque Ele é o Senhor do sábado e de tudo que existe.
E o Evangelho de João 5.18 relata que os judeus procuravam matar a Jesus porque Ele não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
QUEBRANTAR: Abater, debilitar, subjugar, sucumbir, tornar mais fraco, desobedecer (costumes e deveres).
Só esta afirmativa citada em João 5.18, aniquila o sábado e não deixa a menor sombra de dúvida que não devemos guardá-lo.
Muitos resistem, afirmando que o sábado é santo porque a ordenança para guardá-lo veio antes da lei. Realmente Deus assim ordenou, como também antes da lei foi ordenado a circuncisão, a oferta em holocausto e o dízimo, mas como podemos observar no início do nosso texto, posteriormente, a reverência ao sábado foi instituída sob preceito e por força da lei, através de profeta Moisés ao povo judeu.
Mas o forte argumento dos adeptos do sábado, sustém na Palavra do Senhor Jesus, o qual afirmou que não veio abolir a lei, mas veio para cumpri-la. Então vamos conhecer o que significa essa afirmativa expressa pelo nosso Salvador:
Mateus 5.17,18: Disse Jesus: Não cuideis que vim abolir a lei e os profetas, mas vim para cumpri-la, e, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Jesus era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4.4). Portanto, viveu Jesus na tutela da lei de Moisés, reconheceu-a, e disse dessa forma, pela responsabilidade de cumprir a lei.
E verdadeiramente Ele cumpriu a lei. Foi circuncidado aos oito dias, foi apresentado na sinagoga (Lucas 2. 21-24), assumiu o seu sacerdócio aos trinta anos (Lucas 3.23, Números 4.43, 47), curou o leproso e depois o mandou apresentar ao Sacerdote a oferta que Moisés ordenou (Mateus 8.4, Levíticos 14.1...), e certamente cumpriu outras formalidades cerimoniais da lei.
Porém, quando Cristo rendeu o seu espírito a Deus (Mateus 27.50,51), o véu do templo rasgou-se de alto a baixo, então passamos a viver pela sua graça, encerrando-se ali, toda ordenança da lei de Moisés, sendo abolido o Antigo e introduzido o Novo Testamento, o Evangelho da salvação, pela aspersão do sangue do Cordeiro de Deus.
Mesmo assim, muitos ainda dirão que a veneração ao sábado não veio por ordenança da lei, mas por mandamento do Senhor Deus, os quais foram mantidos no Novo Testamento. Então considere a Palavra:
I Coríntios 3.13, 14: Não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido.
O que também está legitimamente ratificado na carta aos Efésios 2.15, onde descreve: Cristo, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo.
E o Evangelho de Mateus 22.35-40, narra que um doutor da lei, interrogou Jesus para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Observe que no princípio ordenou o Senhor a Moisés, apresentar dez mandamentos que deveriam ser guardados pelo seu povo, sendo os cinco primeiros mandamentos de reverência e amor ao Supremo Criador, entre os quais, constava o mandamento de santificação ao sábado.
E do sexto ao décimo mandamento, fora designado como amor ao próximo (Êxodo capítulo 20).
Porem, no Novo Testamento, dos dez mandamentos, o Senhor os resumiu em dois, e os aperfeiçoou em sua essência. Sendo assim, os cinco primeiros mandamentos designado para reverenciar ao Pai, foram abreviados em poucas, mas essenciais Palavras: Amar a Deus acima de todas as coisas. Semelhante o amor ao próximo (do sexto ao décimo) Ele ordenou: Amarás o teu próximo como a si mesmo; e ainda afirmou que desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Em Marcos 12.31 “b”, Jesus afirmou que não há outro mandamento maior do que esses, e em Lucas 10.25-28, Ele assegurou que apenas e tão somente por esses dois mandamentos, alcançaremos a salvação para a vida eterna. Mas sobre a reverência ao sábado no Novo Testamento, Jesus nunca mencionou nada.
E não se deve reverenciar e nem se preocupar em guardar o sábado, sobre o qual, não há ordenança para guardá-lo na Nova Aliança, mas lembre-se das Palavras do Senhor Jesus em Lucas 10.25-28, onde disse: Fazei isso e viverás, ou seja, amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas e ao próximo com a si mesmo.
Portanto, vincular a santificação do sábado em nome de uma lei abolida, como regra de doutrina essencial a salvação, é anular o sacrifício da cruz e reconstruir o muro de separação, pelo Cordeiro de Deus, derrubado (Efésio 2.15-17).
Louvai ao Senhor